A Depressão e seus Desafios

O tratamento da depressão é muito desafiador. Mesmo porque, muitas vezes, o paciente nem sabe que tem. A jornada do descobrimento de sua condição mental já é um primeiro e grande desafio.

Depois disso, vem o tratamento apropriado. Segundo os estudos, é sabido que em 60% dos casos, os pacientes não apresentam remissão completa dos sintomas com o uso de antidepressivos tradicionais.

E 30% das pessoas não respondem aos tratamentos de nenhuma forma, sendo a condição classificada como depressão refratária.

Nesse contexto, o uso de tratamentos como a psicoterapia assistida com psicodélicos pode ser uma esperança.

Nos últimos anos, dezenas de estudos desenvolvidos em Centros de Pesquisa de Universidades de renome internacional foram publicados nas mais respeitadas revistas médicas, demonstrando o benefício do uso de psicodélicos no tratamento da depressão. Seguro quando feito com supervisão e indicação. Com baixíssimo risco de dependência química.

Em alguns países, mesmo com muitas restrições na variedade das substâncias, o uso clínico de alguns psicodélicos já é possível de maneira legal. Mesmo no Brasil, como a cetamina, ibogaína e ayahuasca, essa última em contexto religioso/tradicional. 

A depressão pode ser invisível e vai minando a pessoa por dentro sem ninguém perceber, o que dificulta a busca por ajuda profissional, pois vai além das suas crenças emocionais e espirituais. Isolamento e culpa fazem parte do ambiente interno da pessoa, assim como respirar e andar, sem ao menos ter a idéia da doença. 

Conviver com o julgamento dos outros, que corrói a pessoa, também a faz se auto julgar, sem ninguém entender verdadeiramente a sua condição. Saber que não é sua culpa, que é um mal que pode ser maior que sua vontade, é desafiador e muito difícil de lidar sem apoio profissional. Por menor que sejam as dúvidas, busque ajuda. Sempre. Nós podemos ajudar a cada passo dessa jornada para o seu bem estar mental, de uma maneira que pode ser definitiva. Quer conversar com a gente? Sinta-se à vontade em nos contatar via WhatsApp clicando aqui. Ou se quiser apenas escrever sobre você para que a gente entre em contato, clique aqui. O importante é saber que você não está sozinho e que podemos ajudar. 

Mente sã, corpo são, Alma viva! 

Horário de atendimento:

Segunda à Sexta-feira das 08:30 às 17:00

Responsável Técnico – Dr Carlos David Segre

CRM 10.596 / SP

+55 11 98993-9921
+55 11 3195-4821

Instituto Alma Viva Ltda – Cnpj: 46.833.974/0001-57 – Rua Sabará, 566 (Conj. 212/214) – Higienópolis – São Paulo – SP

Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.


Psiquiatra e psicólogo, inscrevam-se para 2ª turma, Pós em Psicoterapia Assistida por Psicodélicos, aprovada pelo MEC. As aulas começam em 22 de junho.