A melhor notícia do ano para a Biocase Brasil, o Instituto Alma Viva e milhares de pessoas que têm uma nova esperança com um tratamento inovador para a depressão resistente.

A Biocase Brasil e o Instituto Alma Viva vão desenvolver lotes pilotos de medicamento com a psilocibina nacional para o Tratamento da Depressão Maior.
Isso só foi possível graças à autorização de importação pela Anvisa de cogumelos Psilocybe.

É sabido que 30% dos pacientes com depressão maior não respondem aos tratamentos convencionais. A psilocibina, um composto presente em certas espécies de cogumelos, está trazendo esperança para pacientes com depressão refratária. Ela atua de forma única no cérebro, ajudando a reformular padrões de pensamento e reconectar redes neurais associadas à depressão. 

A quantidade autorizada para importação, 18kg, é suficiente para produção do IFA IBTP23 e seu medicamento experimental para a condução dos estudos de qualidade e segurança, estudos de foto-sensibilidade, estabilidade acelerada e de longa duração e também para a realização do estudo clínico para fins de registro de IFA e Medicamento, aprovado pelo Sistema CEP/CONEP e publicado na plataforma REBEC.

Ao serem autorizados, os estudos serão conduzidos na sede do nosso Centro de Ensino e Pesquisas em São Paulo, junto com o nosso corpo clínico e os estudantes da Pós em Psicoterapia Assistida por Psicodélicos do Instituto Alma Viva, Uma notícia incrível para pacientes e profissionais de saúde, que trás um novo caminho de esperança a tanta gente que precisa.

Estudos clínicos já se encontram em andamento nos EUA, Canadá e Europa, e agora, na América Latina com a nossa iniciativa, com desenvolvimento 100% nacional. Essa forma de tratamento inovadora promete tratar pacientes com Depressão Maior através de doses únicas semestrais de Psilocibina. O efeito terapêutico é imediato e bem documentado em estudos de grandes centros médicos mundiais como Universidade de Yale, Johns Hopkins, Imperial College London, entre outros. 

A Psilocibina não apresenta efeitos adversos a médio e longo prazo como a ruminação mental, a anedonia ou a disfunção sexual que pode ocorrer no uso diário de antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina.

Além disso, o impacto econômico e social da depressão resistente é significativo. Estima-se que a depressão custe à economia global mais de US$ 1 trilhão por ano em perda de produtividade. Com um tratamento eficaz, muitos pacientes poderão retornar ao trabalho e contribuir para a sociedade de forma plena, reduzindo assim o impacto econômico negativo da doença.

Além dos transtornos do humor, a psilocibina também se mostra relevante no tratamento das dependências químicas, como o  tabagismo. Isso mostra a grande importância do projeto para uma condição de saúde mental que afeta 15% na população brasileira e que atinge sobretudo mulheres, a depressão. Um momento muito importante não só para a Biocase Brasil, mas também para as pessoas que sofrem com essa condição de saúde mental. São 18kg de esperança!

Horário de atendimento:

Segunda à Sexta-feira das 08:30 às 17:00

Responsável Técnico – Dr Carlos David Segre

CRM 10.596 / SP

+55 11 98993-9921‬ (WhatsApp)
+55 11 3195-4821

Instituto Alma Viva Ltda – Cnpj: 46.833.974/0001-57 – Rua Sabará, 566 (Conj. 212/214) – Higienópolis – São Paulo – SP

Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.