MUDAR O COMPORTAMENTO
HUMANO É SIMPLES?

É algo extremamente difícil, especialmente para comportamentos que surgem de anos pensando e agindo de maneira relativamente rígida e rotineira, durante os quais transtornos mentais podem florescer e dar sinais claros de presença. Aprender a se olhar e se entender pode ser desafiador. 

Saber sobre a necessidade de ter alguém para poder ajudar a quebrar os padrões depreciativos para manter manter a saúde mental é tão importante quanto manter a boa forma física ou uma alimentação saudável. Tudo isso é essencial para a boa saúde integral de qualquer pessoa. Porém, a saúde mental começou a receber a atenção necessária recentemente.

No Instituto Alma Viva, buscamos tratá-la com todo o cuidado que lhe é merecida.

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard e Universidade de Queensland, nos EUA, mostra que aos 75 anos, aproximadamente metade da população pode desenvolver um ou mais transtornos mentais. Esses distúrbios geralmente surgem pela primeira vez na infância, adolescência ou idade adulta jovem.

A prevalência ao longo da vida de qualquer transtorno foi em média de 29%, com a idade média de início entre 19 e 20 anos, sendo os mais prevalentes, os transtornos de abuso de de álcool e o transtorno depressivo maior para ambos os sexos.

Na Clínica Alma Viva, buscamos estratégias focadas na saúde mental do paciente, com novas ferramentas que podem trazer o bem estar para o seu cotidiano. Uma academia estruturada para a saúde mental.

AS FERRAMENTAS

Muitas vezes, para transtornos mais graves, nem sempre a psicoterapia com uso de medicamentos tradicionais pode ajudar a trazer o bem estar mental. Por isso temos essa ferramenta cada vez mais usada em determinadas condições de saúde mental: a psicoterapia assistida por psicodélicos, buscando tornar a mente mais maleável e aberta.

A psicoterapia assistida por psicodélicos tem um suporte estruturado para ajudar os pacientes a aprender como viver de maneira diferente, substituindo atitudes e comportamentos disfuncionais por novas habilidades que apóiam uma vida mais saudável.

Para conseguir isso, a psicoterapia assistida por psicodélicos trabalha elementos de auto-reforço de planejamento, ação e motivação que funcionam sinergicamente com a flexibilidade psiconeural possivelmente induzida por psicodélicos para criar mudanças positivas. 

Psicoterapia com Psicodélicos

Da avaliação à integração, a psicoterapia passa também pelo preparo e pela experiência psicodélica em si, sempre com substâncias autorizadas no Brasil*. Também podemos atender quem já faz uso da substância para as sessões de integração. Quer saber mais, clique aqui.

A despeito da segurança e tolerância de tais tratamentos, nem todos poderão realizar a psicoterapia assistida por psicodélicos. Aqueles que passam por avaliação e não são elegíveis para o uso da substância, podem dar prosseguimento ao atendimento regular psicológico ou psiquiátrico sem uso de substâncias, mas integrados em uma rede de profissionais que buscarão outras alternativas viáveis a cada caso.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO CLICANDO AQUI

Atendimento Clínico

Para quem quer iniciar uma jornada por seu bem estar mental, oferecemos sessões regulares presenciais ou online. Conheça nosso corpo clínico

Realizamos atendimento psicoterápico individual, a partir dos 11 anos, e também de casal. Atendemos pessoas em sofrimento existencial, crise pessoal, psicose, depressão, ansiedade, alcoolismo, uso de drogas, transtornos alimentares ou pessoas em busca de autoconhecimento.

Temos também atendimento psiquiátrico individual focado em adultos com histeria, depressão, ansiedade, alcoolismo e uso de drogas.

Medicina Endocanabinoide

Outra ferramenta cada vez mais relevante é a Medicina endocanabinoide. Ela está cada vez mais se mostrando eficiente, com evidências para condições que envolvam a regulação do sistema nervoso central, do periférico, ou do sistema imunológico.

Por existir em praticamente todos os órgãos, os nossos receptores canabinóides têm um papel importante em inúmeros processos fisiológicos relacionados ao equilíbrio das funções do corpo, incluindo a regulação do sono, do apetite, do humor, da dor e da inflamação.

Os produtos prescritos da planta ajudam a regular o nosso sistema endógeno que é rotineiramente hipoativo e, consequentemente, melhoram em diversas condições de saúde.

Precisa de médicos especialistas? Agende sua consulta

Neuromodulação Clínica

A neuromodulação é uma técnica empregada com o intuito reorganizar os caminhos (“modulação”) dos neurônios (“neuro”) e suas sinapses no sistema nervoso. Além de ser uma importante ferramenta para o tratamento da depressão aprovada pela ANVIS, indica-se também a neuromodulação para ansiedade, fibromialgia, dor crônica, alucinações auditivas, zumbidos crônicos e distonias.

Em outras palavras, a neuromodulação cerebral não-invasiva tem a função de melhorar os sintomas e/ou retardar a evolução de disfunções neurológicas e psiquiátricas. Dentre as técnicas de neuromodulação não invasiva, está a Estimulação Elétrica Transcraniana (em inglês TDCS – Transcranial Direct Current Stimulation), que é uma técnica que consiste na aplicação de corrente elétrica de baixa intensidade sobre a cabeça capaz de atingir o cérebro e gerar mudanças nele. Por ela ser não invasiva, esse processo é indolor ao paciente.

Teremos para sua aplicação umas das profissionais mais capacitadas do Brasil, a Dra Alessandra Santos Fonseca. Ela é preceptora na pós-graduação em Dor do Hospital Sírio Libanês na disciplina de neuromodulação e especialista em neuromodulação não invasiva pela Universidade de São Paulo – USP. Além de ser enfermeira e pesquisadora no centro de dor do departamento de Neurologia da FMUSP e instituto de Psiquiatria (IPq).

Já tem uma indicação médica para neuromodulação? Então agende suas sessões aqui. Se você ainda não conhece o tratamento, podemos agendar um consulta de avaliação. Clique aqui

Toda jornada para buscar uma saúde mental equilibrada exige coragem, paciência e um ambiente terapêutico adequado. Ao trabalharmos com terapeutas dedicados e podemos ajudar a integrar as lições e os insights dessas experiências em nossas vidas cotidianas. O Instituto Alma Viva pode te ajudar nessa jornada de autoconhecimento, com tratamentos específicos e uma equipe apaixonada pelo assunto. Quer conversar com a gente? Sinta-se à vontade em nos contatar via WhatsApp clicando aqui. Ou se quiser apenas escrever sobre você para que a gente entre em contato, clique aqui. O importante é saber que podemos ajudar.

Mente sã, corpo são, Alma Viva!

* O uso regulamentado dos psicodélicos no Brasil se resume à cetamina e ibogaina, aplicadas em ambientes hospitalares. E também a ayahuasca, utilizada em rituais tradicionais e religiosos em centros ayahuasqueiros.

https://neurosciencenews.com/mental-health-population-23724/

2 doi: 10.1038/s41591-021-01336-3

3 doi: 10.1056/nejmoa2032994

Horário de atendimento:

Segunda à Sexta-feira das 08:30 às 17:00

11 98993-9921

Instituto Alma Viva Ltda – Cnpj: 46.833.974/0001-57 – Rua Sabará, 566 (Conj. 212/214) – Higienópolis – São Paulo – SP

Copyright © 2023 Todos os direitos reservados.

Psiquiatra e psicólogo, inscrevam-se para 2ª turma, Pós em Psicoterapia Assistida por Psicodélicos, aprovada pelo MEC. As aulas começam em 22 de junho.