ESTUDO MOSTRA EFEITOS DURADOUROS NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO GRAVE, COM PSILOCIBINA

Estudos de pesquisadores da Johns Hopkins Medicine mostraram que o tratamento psicodélico com psilocibina aliviou os sintomas do transtorno depressivo maior em adultos por até um mês. Johns Hopkins é um dos locais de um estudo nacional multicêntrico randomizado e controlado por placebo de psilocibina para transtorno depressivo maior.

Em um estudo de acompanhamento desses participantes, os pesquisadores relatam que os efeitos antidepressivos substanciais da terapia assistida por psilocibina, administrada com psicoterapia de suporte, podem durar pelo menos um ano para alguns pacientes.

As descobertas se somam à evidência de que, sob condições cuidadosamente controladas, esta é uma abordagem terapêutica promissora que pode levar a melhorias significativas e duradouras na depressão. No entanto, os resultados que vemos são em um ambiente de pesquisa e exigem bastante preparação e suporte estruturado de clínicos e terapeutas treinados, e as pessoas não devem tentar por conta própria.

Nos últimos 20 anos, houve um crescimento de pesquisas com psicodélicos clássicos — a classe farmacológica de compostos que inclui psilocibina, um ingrediente encontrado nos chamados cogumelos mágicos. De acordo com o National Institute on Drug Abuse, a psilocibina pode produzir mudanças perceptivas, alterando a consciência de uma pessoa sobre seu entorno e sobre seus pensamentos e sentimentos. O tratamento com psilocibina tem se mostrado promissor em cenários de pesquisa para tratar uma série de transtornos de saúde mental e vícios.

Para este estudo, os pesquisadores recrutaram 27 participantes com um histórico de depressão de longo prazo, a maioria dos quais estava apresentando sintomas depressivos por aproximadamente dois anos antes do recrutamento. Oitenta e oito por cento dos participantes haviam sido tratados anteriormente com medicamentos antidepressivos padrão, e 58% relataram usar antidepressivos em seus episódios depressivos atuais.

Após a triagem, os participantes foram randomizados em um dos dois grupos nos quais receberam a intervenção imediatamente ou após um período de espera de oito semanas. No momento do tratamento, todos os participantes receberam de seis a oito horas de reuniões preparatórias com dois facilitadores do tratamento.

Após a preparação, os participantes receberam duas doses de psilocibina, administradas com aproximadamente duas semanas de intervalo. Os participantes retornaram para acompanhamento um dia e uma semana após cada sessão e, em seguida, um, três, seis e 12 meses após a segunda sessão; 24 participantes completaram ambas as sessões de psilocibina e todas as visitas de avaliação de acompanhamento.

Os pesquisadores relataram que o tratamento com psilocibina em ambos os grupos produziu grandes reduções na depressão, e que a gravidade da depressão permaneceu baixa um, três, seis e 12 meses após o tratamento. Os participantes tiveram taxas estáveis ​​de resposta ao tratamento e remissão dos sintomas durante todo o período de acompanhamento, com 75% de resposta e 58% de remissão em 12 meses.

A psilocibina não só produz efeitos significativos e imediatos, como também tem uma longa duração, o que sugere que pode ser um novo tratamento excepcionalmente útil para a depressão. Comparado aos antidepressivos padrão, que devem ser tomados por longo período, a psilocibina tem o potencial de aliviar duradouramente os sintomas da depressão com um ou dois tratamentos.

Referências

MARTINEZ, M. Psilocybin Treatment for Major Depression Effective for Up to a Year for Most Patients, Study Shows. Johns Hopkins Medicine, 2022.

Horário de atendimento:

Segunda à Sexta-feira das 08:30 às 17:00

Responsável Técnico – Dr Carlos David Segre

CRM 10.596 / SP

+55 11 98993-9921‬ (WhatsApp)
+55 11 3195-4821

Instituto Alma Viva Ltda – Cnpj: 46.833.974/0001-57 – Rua Sabará, 566 (Conj. 212/214) – Higienópolis – São Paulo – SP

Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.