Psicodélicos, alucinógenos e enteógenos: o que são? 

Os psicodélicos, alucinógenos e enteógenos são substâncias que alteram a percepção, a consciência e o estado de espírito. Embora esses termos sejam usados frequentemente como sinônimos, eles têm definições distintas e são usados para se referir a diferentes classes de substâncias.

Psicodélicos

São substâncias que ampliam a consciência e alteram a percepção do mundo ao redor. Eles são conhecidos por produzir efeitos visuais e auditivos intensos, como cores vibrantes, formas distorcidas e sombras estranhas. Alguns exemplos de psicodélicos incluem LSD, mescalina e DMT.

Alucinógenos

Produzem alucinações, ou seja, percepções que não correspondem à realidade. Essas percepções podem ser tanto visuais quanto auditivas e podem incluir ver coisas que não estão lá, ouvir sons que não existem e sentir coisas que não são reais. Alguns exemplos de alucinógenos incluem LSD, psilocibina e DMT.

Enteógenos

São utilizadas em cerimônias religiosas e espirituais para estimular a consciência e a introspecção. Eles são usados como ferramentas para a busca da sabedoria e da compreensão espiritual. Alguns exemplos de enteógenos incluem ayahuasca, ibogaína e salvinorina A.

É importante usá-los com supervisão médica qualificada. Além disso, a regulamentação dessas substâncias é uma questão complexa e varia de país a país, por isso é importante verificar as leis locais antes de usá-las.

Referências:

https://www.cienciapsicodelica.com.br/post/psicodelicos-alucinogenos-enteogenos

https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/ciencia-psicodelica-realidade-ou-utopia/

Horário de atendimento:

Segunda à Sexta-feira das 08:30 às 17:00

Responsável Técnico – Dr Carlos David Segre

CRM 10.596 / SP

+55 11 98993-9921
+55 11 3195-4821

Instituto Alma Viva Ltda – Cnpj: 46.833.974/0001-57 – Rua Sabará, 566 (Conj. 212/214) – Higienópolis – São Paulo – SP

Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.


Psiquiatra e psicólogo, inscrevam-se para 2ª turma, Pós em Psicoterapia Assistida por Psicodélicos, aprovada pelo MEC. As aulas começam em 22 de junho.