Psilocibina e controle do Ego: É possível?

Um estudo realizado pela John Hopkins, constatou que a psilocibina pode bloquear o Claustro, região do cérebro que se acredita ter a capacidade de controlar o ego. 

O claustro é uma folha extremamente fina de neurônios no fundo do córtex, mas se estende a todas as outras regiões do nosso cérebro. Também acredita-se que essa região é a sede da consciência, responsável pela consciência e pelo senso de identidade. 

Neste estudo, os pesquisadores usaram FMRI (Imagem por ressonância magnética funcional) com 15 pessoas e observaram a região do claustro do cérebro depois que os participantes tomaram psilocibina ou placebo. 

Foi então que eles descobriram que a psilocibina reduziu a atividade neural no claustro em 15% a 30%. Essa atividade reduzida também parecia estar associada a efeitos subjetivos mais fortes da droga, como experiências emocionais e místicas. 

Os pesquisadores também constataram que a psilocibina mudou a maneira como o claustro se comunicava com as regiões cerebrais envolvidas na audição, atenção, e até mesmo na tomada de decisões e memória. 

Para adquirir o autocontrole sobre o ego é necessário fazer uma reflexão sobre si mesmo. Autocontrole esse que os psicodélicos podem ajudar, e muito. 

Referências:

https://www.sirius.nl/pt/blog/cogumelos-magicos/psilocibina-o-que-e-a-morte-do-ego/

Horário de atendimento:

Segunda à Sexta-feira das 08:30 às 17:00

Responsável Técnico – Dr Carlos David Segre

CRM 10.596 / SP

+55 11 98993-9921
+55 11 3195-4821

Instituto Alma Viva Ltda – Cnpj: 46.833.974/0001-57 – Rua Sabará, 566 (Conj. 212/214) – Higienópolis – São Paulo – SP

Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.


Psiquiatra e psicólogo, inscrevam-se para 2ª turma, Pós em Psicoterapia Assistida por Psicodélicos, aprovada pelo MEC. As aulas começam em 22 de junho.