É seguro o consumo de psicodélicos na terceira idade?

Um artigo publicado no The American Journal of Geriatric Psychiatry, forneceu mais informações sobre a segurança dos psicodélicos para idosos. Nesta revisão de ensaios clínicos nos últimos 30 anos envolvendo psilocibina e MDMA , os autores não encontraram nenhuma indicação de reações adversas graves em nenhum dos participantes, incluindo idosos. 

Brian Anderson, professor clínico assistente de psiquiatria na Universidade da Califórnia, San Francisco e um dos autores do estudo, disse sobre: “Certamente vimos alguns participantes se tornarem bastante hipertensos quando sua pressão arterial realmente aumenta durante o uso, mas isso não foi associado a nenhum tipo de dano neurológico. Nenhum derrame detectável aconteceu nesses participantes”.

Para 30 anos de dados, isso pode parecer uma estatística relativamente boa. No entanto, os autores advertem que a generalização dos efeitos da terapia psicodélica em populações mais velhas, especialmente aquelas afetadas por doenças crônicas, ainda é desconhecida, de acordo com C. Bree Johnston, que liderou a pesquisa. 

As terapias assistidas por psicodélicos podem se concentrar em mais do que tratar problemas de saúde e também ajudar na experiência do próprio envelhecimento. “Há tanto preconceito de idade em nossa cultura”, diz Johnston. “E a velhice pode ser um momento de grande felicidade, crescimento e significado… mas a velhice é também um momento de transição com o qual muitas pessoas lutam.” Com potencial para tratar uma série de condições psicológicas, há um interesse crescente no uso de psicodélicos como ferramenta de crescimento pessoal e autoconhecimento, o que pode ser particularmente relevante para pessoas da terceira idade que estão refletindo sobre o significado de suas vidas. 

Johnson acredita que a terapia assistida por psicodélicos pode ajudar idosos a se sentar e reexaminar o que é importante na vida, durante um período confuso e transitório da vida, mas isso só pode acontecer se entendermos se essas substâncias são seguras para começar.

Embora haja muito que permaneça desconhecido sobre os efeitos dos psicodélicos em adultos mais velhos, os benefícios potenciais dessas terapias não podem ser ignorados. À medida que a população global continua a envelhecer, há uma necessidade crescente de explorar tratamentos seguros e eficazes para os desafios psicológicos associados ao envelhecimento e às doenças crônicas. Com atenção cuidadosa à dosagem e monitoramento, a terapia assistida por psicodélicos pode oferecer uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade de vida de idosos.

Fonte: Psychedelic Spotlight

Horário de atendimento:

Segunda à Sexta-feira das 08:30 às 17:00

Responsável Técnico – Dr Carlos David Segre

CRM 10.596 / SP

+55 11 98993-9921
+55 11 3195-4821

Instituto Alma Viva Ltda – Cnpj: 46.833.974/0001-57 – Rua Sabará, 566 (Conj. 212/214) – Higienópolis – São Paulo – SP

Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.


Psiquiatra e psicólogo, inscrevam-se para 2ª turma, Pós em Psicoterapia Assistida por Psicodélicos, aprovada pelo MEC. As aulas começam em 22 de junho.